¿Quiénes somos?

¿Quiénes somos?

Este blog surge como una herramienta indispensable para la difusión del proyecto "Estudios Afroamericanos. Los aportes africanos a las culturas de Nuestra América" desarrollado en el Centro de Investigaciones de América Latina y el Caribe (CIALC).

Las "nuevas" tecnologías representan una ayuda importante para la propagación de información de manera masiva; es por esto que hemos decidido valernos de estas herramientas para difundir las actividades que realizamos, además de nueva información y material con temática afro que sirva para el rescate de nuestra tercera raíz; misma que ha sido ocultada en todos los proyectos de nación americanos.

Para nosotros es importante tu participación tanto de manera presencial en nuestras actividades, así como tu opinión; te ofrecemos este blog como una vía de enlace a información con temática afro, que en muchos casos sería de difícil acceso.

Esperamos que el sitio sea de tu agrado y nos ayudes a mantenerlo vivo.

Agradecemos de antemano tu participación.

lunes, 28 de noviembre de 2011

Datos estadísticos de la población brasileña

Prezado leitor e prezada leitora do “Tempo em Curso”

Com satisfação informo que já se encontra disponível no portal do LAESER (http://www.laeser.ie.ufrj.br/pdf/tempoEmCurso/TEC%202011-10.pdf) a décima edição de 2011 do boletim eletrônico mensal de nosso Laboratório.

O “Tempo em Curso” é dedicado ao estudo dos indicadores do mercado de trabalho metropolitano brasileiro desagregado pelos grupos de cor ou raça e gênero. A origem dos dados é a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Como tal são feitas análises sobre a evolução das desigualdades de cor ou raça mês a mês, tendo em vista os indicadores do rendimento médio habitualmente recebido no trabalho principal, bem como a taxa de desemprego.

A novidade deste número é que o LAESER, de forma inédita, na Semana da Consciência Negra, apresenta o Mapa da população preta e parda no Brasil, à luz dos resultados do Censo de 2010.

Mapa. Presença relativa de pessoas de cor ou raça preta & parda nos municípios brasileiros, Brasil, 2010 (em %)

Deste modo, em 2010, em 56,8% dos municípios brasileiros os pretos & pardos formavam a maioria da população. Comparativamente a 2000 (quando os municípios de maioria preta e parda correspondiam a 49,2%) implicou num crescimento de 7,6 pontos percentuais.

Os pretos & pardos eram maioria da população em 97,1% dos municípios da região Norte; em 96,1%; na região Nordeste; 75,5% da região Centro-Oeste. Na região Sudeste os pretos & pardos eram maioria em 37,1% dos municípios e na região Sul, em 2,3% das localidades.

Do ponto de vista absoluto a cidade brasileira com maior número de residentes pretos & pardos era São Paulo, seguida do Rio de Janeiro e Salvador. Mas Salvador era a capital brasileira de maior proporção de pretos & pardos (79,5%). Esta última cidade era a que mais abrigava pessoas declaradas de cor preta.

Para além de uma comemoração derivada de uma mera, ou néscia, conta de chegada em termos demográficos, o maior significado político daqueles indicadores é que aquelas mudanças definitivamente evidenciam que não faz mais nenhum sentido identificar a questão das relações raciais como típicas de grupos minoritários. Antes, coerentemente aos pesos relativos de cada grupo de cor ou raça na sociedade brasileira, fica a necessidade de que tal distribuição se faça sentir pelos próximos anos, seja na agenda pública de debates, seja em termos do processo de ocupação dos diferentes espaços sociais - especialmente os mais valorizados e prestigiados - do país.

Neste link, podem encontrar o ranking dos municípios brasileiros de acordo com o peso percentual da populaçao preta &

parda:

http://www.laeser.ie.ufrj.br/pdf/tempoEmCurso/TEC%202011-10%20Ranking%20em%20Percentual.pdf

Neste link, tem o ranking  dos municípios brasileiros de acordo com o peso da população preta & parda sobre o

número total de habitantes:

http://www.laeser.ie.ufrj.br/pdf/tempoEmCurso/TEC%202011-10%20Ranking%20em%20Abs.pdf

Mais uma vez, nós do LAESER, contamos com vosso diálogo, críticas e reflexões.

Boa leitura!

Marcelo Paixão – Professor do Instituto de Economia da UFRJ; Coordenador do LAESER

Facebook: https://www.facebook.com/laeser.ie.ufrj

Twitter: http://twitter.com/#!/laeser_IE

Youtube: http://www.youtube.com/user/laeserufrj

 

Agradecemos a Afroamérica21 por

compartir sus noticias con nosotros

No hay comentarios:

Publicar un comentario